(*) Filho de Pedro Mariano Duarte e Maria das Dores Oliveira, Tio Zeca nasceu em Lapela, na época povoado de Vitória do Mearim, no dia 11 de dezembro de 1923.
Entre idas e vindas, Tio Zeca estudou até o 3º ano do primário em Arari. Aprendeu oficio de sapateiro e trabalhou com seu pai em viagens pelo rio mearim.
Começou na música através do banjo, instrumento que Tio Zeca era fascinado.
Em 1950, morou em Fortaleza-CE, trabalhando numa indústria de calçados. Pouco tempo depois voltou á São Luis para exercer seu ofício de sapateiro.
A partir de 1958, Tio Zeca resolveu escrever músicas. No rol das composições de Tio Zeca, em torno de sessenta, incluíram-se muitas de música popular, como, por exemplo, os sambas “Lamento à beira-mar”, “Nunca sofri” e “O bem me quer” e os forrós “Na Praia do Araçaji” e “Praias de São Luís” e é claro, o hino da nossa cidade (esse composto em 1981)
Em meados dos anos 70, Tio Zeca chegou a se apresentar no Teatro Arthur Azevedo.
Tio Zeca trabalhou também como vigia no Centro de Saúde Paulo Ramos, em São Luis. Foi ali que, na época, o então vereador Washington Cantanhede, conversando com Tio Zeca, deu primeiro passo para decidir que o hino intitulado “Soberano” seria o hino da nossa cidade.
Tio Zeca faleceu em 21 de novembro de 2005. Deixando uma obra-prima que ficou marcado para sempre na história da nossa cidade.









Uma resposta
Eu amei comhecer a história , do autor de nosso Hino.