Conheça José de Ribamar Duarte, O Tio Zeca, o autor do Hino de Vitória do Mearim

Compartilhe

(*) Filho de Pedro Mariano Duarte e Maria das Dores Oliveira, Tio Zeca nasceu em Lapela, na época povoado de Vitória do Mearim, no dia 11 de dezembro de 1923.

Entre idas e vindas, Tio Zeca estudou até o 3º ano do primário em Arari. Aprendeu oficio de sapateiro e trabalhou com seu pai em viagens pelo rio mearim.

Começou na música através do banjo, instrumento que Tio Zeca era fascinado.

Em 1950, morou em Fortaleza-CE, trabalhando numa indústria de calçados. Pouco tempo depois voltou á São Luis para exercer seu ofício de sapateiro.

A partir de 1958, Tio Zeca resolveu escrever músicas. No rol das composições de Tio Zeca, em torno de sessenta, incluíram-se muitas de música popular, como, por exemplo, os sambas “Lamento à beira-mar”, “Nunca sofri” e “O bem me quer” e os forrós “Na Praia do Araçaji” e “Praias de São Luís” e é claro, o hino da nossa cidade (esse composto em 1981)

Em meados dos anos 70, Tio Zeca chegou a se apresentar no Teatro Arthur Azevedo.

Tio Zeca trabalhou também como vigia no Centro de Saúde Paulo Ramos, em São Luis. Foi ali que, na época, o então vereador Washington Cantanhede, conversando com Tio Zeca, deu primeiro passo para decidir que o hino intitulado “Soberano” seria o hino da nossa cidade.

Tio Zeca faleceu em 21 de novembro de 2005. Deixando uma obra-prima que ficou marcado para sempre na história da nossa cidade.

 

*Resumo do texto MÚSICO PELA PRÓPRIA NATUREZA. O centenário, hoje, do autor do Hino de Vitória do Mearim, de Washington Cantanhede (publicado em 11 de dezembro de 2023, na página do facebook da Academia Vitoriense de Letras)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *